O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou que uma onda de calor que atinge o Brasil, deve permanecer nos próximos dias. O clima deve esquentar ainda mais em várias capitais, que podem registrar temperatura máxima de 42°C e 43°C. Essas capitais são: Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. Minas Gerais neste fim de semana teve o primeiro domingo da primavera, quente em praticamente todas as regiões do estado. Com temperatura de 41°C para o Triângulo Mineiro.

Meteorologistas e pesquisadores de todo país alertaram a chegada dessa onda de calor nas próximas semanas. São esperadas temperaturas que podem chegar a até 45°C.

Entre as regiões que podem ter prejuízos agrícolas estão Sudeste e Centro-Oeste. O Inmet também emitiu a necessidade de cuidados redobrados com os trabalhadores do campo, já que o calor excessivo deve ser prejudicial a saúde.

Alguns fatores específicos contribuem para a baixa produtividade nessa temporada: Cansaço, dores musculares, fadigas entre outros sintomas podem atrapalhar os trabalhos no campo.

De acordo com dados da revista científica The Lance em 2018 o setor de agricultura perdeu cerca de 133 bilhões de horas no mundo todo por conta do calor excessivo, enquanto o setor industrial perdeu 30 bilhões de horas ao redor do globo.

A Embrapa alerta sobre o estresse térmico no rebanho de bovinos. Para essa situação a dica são as sombras artificiais, que podem melhorar o rendimento e diminuir o consumo de água e do solo em confinamentos bovinos.

Leia também