Índice do Poder de Compra de Fertilizantes atinge menor patamar

por | mar 17, 2023 | Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Em fevereiro o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes, do produtor rural, fechou em 0,98 pontos. Esse é o menor índice dos últimos 20 meses, segundo a Mosaic Fertilizantes, empresa que é responsável pelo indicador.

Nos meses anteriores o índice ficou em 0,99 e 1,02, janeiro e dezembro respectivamente.  O cenário se mostra positivo, já que quanto menor for o índice melhor a relação de troca para o produtor rural.

Produtores do Centro-Sul podem reduzir insumos em MS e PR

E falando ainda sobre o cenário de insumos, de acordo com levantamento da AgRural, na região Centro-Sul do Brasil, mantendo um pequeno atraso na semeadura do milho, os produtores devem reduzir a aplicação de insumos nas lavouras mais atrasadas e com maiores riscos climáticos. Os atrasos maiores ocorrem no Paraná e no Mato Grosso do Sul, que estão entre os maiores produtores do milho safrinha.

“Essas áreas que vão ficar para plantar fora da janela ideal, parte delas serão semeadas com menos tecnologia, o produtor vai reduzir a tecnologia para diminuir o custo nessas áreas com maior risco”, disse o analista Adriano Gomes, da AgRural.

O pequeno atraso tem relação direta com o atraso na colheita da soja, o que coloca o milho safrinha em possíveis riscos climáticos, como chuvas irregulares ou geadas. Em comparação com o ano passado, o atraso é pequeno, já que cerca de 84% da área Centro-Sul já foi semeada, enquanto no ano passado, nesse mesmo período, 94% da safra já estava semeada.  Segundo a agência, a adubação em especial que deve ser reduzida pelos produtores.

 

Leia também