As importações de leite que tanto têm prejudicado os produtores brasileiros, tiveram um aumento de 26,1% em comparação com o mês anterior. Elas totalizaram 194 milhões de litros de leite segundo o levantamento da Secex. Outro ponto destacado pela Secex, é que os preços do leite em pó importado vieram mais competitivos que o produto nacional.
Já o preço pago ao produtor teve sua quinta queda mensal consecutiva de 9,1% em comparação com o mês de agosto. Na média nacional o preço do litro de leite ficou em 2,05. O Cepea pontuou que em um ano (de setembro de 2022 para setembro de 2023), o recuo foi expressivo e chegou a 31,5% em termos reais.
De acordo com o Cepea, a tendência de queda nos preços deve permanecer no mês de outubro, em menor intensidade, mas com maior heterogeneidade entre as bacias leiteiras, com a expectativa que a média nacional recue em torno de 5%.

cows in a farm. Dairy cows in a farm.
E o custo de produção apresentou uma retração acumulada de 5,4% de janeiro a outubro de 2023 – considerando-se a “Média Brasil”, que é formada pelas bacias leiteiras de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. Os recuos, em boa parte do ano, nos valores de comercialização de importantes insumos, como rações, adubos, corretivos, e diesel, favoreceram a retração dos custos produtivos.
E os preços dos derivados negociados entre laticínios e canais de distribuição seguiram em queda em outubro, por conta principalmente do aumento nas importações. Já para novembro, é possível que haja reação nos valores.
