Gripe aviária: embargo do Japão será regionalizado por cidade

por | jul 28, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Aves | 0 Comentários

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou que as restrições impostas pelo Japão à exportação de carne de frango e ovos do Brasil se aplicarão somente aos municípios onde forem detectados casos de gripe aviária, ao invés de abranger todo o estado.

A decisão foi tomada após uma reunião entre Fávaro e o ministro japonês da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, realizada em Tóquio nesta sexta-feira (28). O objetivo do encontro foi discutir o protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) relativo às exportações de produtos avícolas para o Japão.

O Brasil mantém o status de livre da IAAP em suas granjas comerciais, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). No entanto, devido à detecção de casos de gripe aviária em aves de subsistência nos estados do Espírito Santo e Santa Catarina, o Japão optou por suspender temporariamente as importações dessas regiões, de acordo com seu protocolo interno.

Durante a missão diplomática e técnica realizada, as negociações resultaram em um acordo para que a restrição imposta pelo Japão se aplique apenas em nível municipal. O ministro Carlos Fávaro destacou essa conquista, enfatizando que a suspensão vigorará até que o protocolo sanitário seja totalmente cumprido, momento em que o mercado de exportação poderá ser reaberto.

Leia também