Governo brasileiro é representado pela pasta do Agro na China

por | mar 28, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

O ministro Carlos Fávaro chegou à China para estreitar as relações com o governo Chinês e intensificar as relações com o maior importador de produtos brasileiros. Fávaro viajou para Pequim na semana passada, antes de uma visita planejada do presidente do Luiz Inácio Lula da Silva, e acabou sendo o representante de destaque do governo nas negociações, destravando pautas como a exportação de carnes. Lula cancelou a visita por recomendação médica após ser diagnosticado com uma pneumonia leve, mas deve remarcar a viagem para os próximos meses para assinar os acordos costurados pelas áreas técnicas.

O Brasil tem uma forte relação comercial e de investimento com a China, particularmente nas áreas de commodities agrícolas, energéticas e minerais. Nos últimos anos, a China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil, com o comércio bilateral atingindo mais de US $100 bilhões em 2020.

Em termos de infraestrutura, o Brasil vem buscando investimentos estrangeiros, e nestas últimas negociações quer incrementar a infraestrutura para desenvolver seu setor agrícola. A expectativa é a parceria do governo brasileiro com a maior comerciante de grãos chinesa para expandir a capacidade de terminais brasileiros para a exportação para 14 milhões de toneladas/ano. Ao modernizar a infraestrutura agrícola do país, incluindo estradas, portos e ferrovias, o outro lado do mundo terá facilitada a grande demanda oriental.

Leia também