As baixas temperaturas e as chuvas frequentes nas principais regiões produtoras de café arábica têm atrasado a colheita da safra 2025/26 nos últimos dias, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
O excesso de umidade dificulta o acesso às lavouras e o clima frio tem retardado a maturação dos frutos, o que reduz o ritmo dos trabalhos no campo. Apesar disso, não há registros de prejuízos à qualidade dos grãos até o momento, de acordo com os colaboradores consultados pelo Cepea.
O cenário atual contrasta com o mesmo período do ano passado, quando as temperaturas elevadas favoreceram o amadurecimento dos frutos e permitiram o início mais adiantado da colheita.
Nos primeiros dias de junho, a colheita avança de forma desigual pelo país. No Sul de Minas, cerca de 20% da produção esperada já foi colhida. No Noroeste do Paraná, os trabalhos atingem de 25% a 30%. Já na Alta Mogiana Paulista e no Cerrado Mineiro, o avanço ainda é mais lento, com 7% a 10% da safra colhida.
 
			  
 
									 
									 
									