Fenômeno La Niña chega e diminui seca no sul do Brasil

por | mar 28, 2023 | Agropecuária Destaques, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

La Niña, segundo os meteorologistas, é um padrão climático complexo resultante de variações nas temperaturas oceânicas no Pacífico Equatorial que podem levar a mudanças nos padrões de precipitação em todo o mundo. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), a situação de seca que incidia sobre o sul do Brasil pode estar chegando ao fim.

A população da região sul do Brasil experimentou condições mais secas do que o normal, o que afetou o rendimento das culturas e os recursos hídricos. Embora o fim do La Niña possa trazer alívio o sul do Brasil, vale a pena notar que outros fatores, como padrões climáticos regionais e práticas de uso da terra, que também podem afetar as condições de precipitação e seca na região.

Segundo a MetSul meteorologia, a quantidade de dias de calor intenso em 2023 no Estado, superou as dos verões de 2021 e 2022, em que também foi mais acentuada a escassez de chuva. O governo Lula tem acompanhado de perto a situação no Estado e colocou o staff ministerial alerta para medidas de enfretamento da questão da seca na região e anunciou recursos na ordem de R$ 430 milhões, contra a seca no Rio Grande do Sul.

Leia também