O Sistema Faemg Senar apresentou, nesta terça-feira (17), um balanço do agronegócio mineiro de 2024, destacando números expressivos e o desempenho do setor ao longo do ano. As exportações do agronegócio de Minas Gerais ultrapassaram os US$ 14 bilhões até outubro, alcançando US$ 14,17 bilhões, o que representa um aumento de 17,8% em relação ao ano anterior.
O desempenho das exportações mineiras foi impulsionado pela demanda internacional crescente e pela diversificação dos mercados. Os produtos de Minas Gerais conquistaram presença em 169 países, consolidando o estado como um importante player no mercado global.
O complexo café segue sendo o principal destaque nas exportações, com uma participação de 43,7%. Outro setor importante é o complexo soja, que representa 22,1% das exportações do agronegócio, seguido pelo complexo sucroenergético (14,3%) e as carnes, com destaque para o setor de bovinos, aves, suínos e outros produtos relacionados, que somam 8,9% das exportações do setor agropecuário. Já os produtos florestais, como celulose, madeira, papel e borracha, representaram 6,7% das exportações de Minas Gerais.
Apesar do aumento nas exportações, a participação do agronegócio nas exportações totais de Minas Gerais registrou uma leve queda, passando de 41,3% para 40,3% nos primeiros dez meses de 2024.
