Exportações do agro brasileiro podem ser taxadas?

por | fev 3, 2025

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), e a vice-presidente da FPA no Senado, senadora Tereza Cristina (PP-MS), manifestaram forte oposição à proposta de uma ala do Partido dos Trabalhadores (PT) que defende a criação de uma taxação transitória sobre as exportações do agronegócio brasileiro. A medida, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, é vista como uma estratégia para reduzir o preço dos alimentos no mercado interno.

Os parlamentares classificaram a proposta como “descabida” e prejudicial ao setor agropecuário. “Viemos à Europa para reforçar a importância da produção sustentável do Brasil e o nosso papel essencial na segurança alimentar global. E então nos deparamos com essa notícia, com setores do PT remando contra a maré e minando o crescimento econômico do país”, criticou Lupion.

Ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina também não poupou palavras. “Meu Deus do céu, até quando seguirão pelo caminho errado? Saiam da contramão e reconheçam o valor do agro brasileiro, que garante a segurança alimentar dentro e fora do país”, rebateu a senadora.

Os parlamentares ainda alertaram para os riscos da medida, lembrando o impacto negativo que uma taxação semelhante teve na Argentina, onde levou a protestos de produtores rurais e ao desabastecimento de alimentos.