Exportações de suínos crescem, enquanto exportações bovinas caem

por | abr 13, 2023 | Agropecuária Destaques, Boi gordo, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

A Secretaria de Comércio Exterior – Secex, divulgou o balanço sobre as exportações brasileiras de carne nesta semana. Segundo os dados, as exportações de carne suína aumentaram, enquanto as exportações de carne bovina caíram.

Sobre a carne suína, as exportações alcançaram 109,6 mil toneladas em março. A Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA destacou que o número representa um aumento de 16,9% das vendas registradas em março de 2022. Em receita, as vendas de março totalizaram US$ 248,9 milhões, número 30,8% superior ao obtido em março do ano passado.

Já na pecuária, as exportações de carne bovina caíram 20% em comparação com o ano passado. Segundo a Secex, o Brasil fechou março com 162,8 mil toneladas de carnes in natura e processadas exportadas.

A queda está diretamente ligada suspensão dos embarques à China, principal destino dessa proteína brasileira, que se estendeu de 22 de fevereiro a 23 de março. O Brasil suspendeu as exportações de maneira voluntária depois da confirmação de um caso do mal da vaca louca no Pará.

CARNE BOVINA: BRASIL DEVE RESPONDER POR 25% DAS EXPORTAÇÕES GLOBAIS

De acordo com estimativa do Departamento de Agricultura dos estados Unidos – USDA, as exportações brasileiras de carne bovina devem ultrapassar 3 milhões de toneladas neste ano. A projeção aponta um volume 4% maior em comparação com o ano passado, e ainda representa também 25% da carne negociada mundialmente, mais de 12 milhões de toneladas.

Ainda de acordo com o USDA, a produção brasileira deste ano é estimada em 10,57 milhões de toneladas, o que também representa um aumento de 2,13% no comparativo anual.

Leia também