Europa: Lei Verde avança e pode atingir exportações brasileiras

por | out 4, 2022 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Milho, Soja, Últimas | 0 Comentários

Avançou na Europa a chama “Agenda Verde”, com o bloco de países europeus aprovando a proposta que reduz o limite máximo de inseticidas em alimentos e ração animal importados.  Serão dois meses de avaliação feita pela Comissão e Parlamento Europeu, e caso seja aprovado, o projeto deve entrar em vigo em 2023.

No Brasil, o setor de defensivos químicos apontam que a proposta do governo europeu fere o que foi estabelecido pelo Codex Alimentarius (grupo de normas e padrões alimentares adotados internacionalmente pelos países). O setor também estuda a possibilidade de abrir um painel de constatação, caso o projeto seja aprovado e entre em vigor.

Vale lembrarmos alguns pontos importantes em relação ao agronegócio brasileiro, com esse cenário. A novidade do parlamento europeu, deve encarecer a comida para os consumidores europeus. Já no Brasil, nossa agropecuária enfrentará algumas dificuldades para se regularizar e atender as novas exigências, dentro delas podemos elencar algumas:

-Adequação na rastreabilidade de origem e logística

-Monitoramento dessa política em outros países, que podem replicar o modelo vindo da Europa.

Entre os itens brasileiros que podem ser atingidos, além da pecuária, estão: milho, café, soja e açúcar.

Leia também