EUA e Reino Unido podem aderir “Agenda Verde”

por | dez 14, 2022

Após o acordo provisório aprovado pela Comissão Europeia e pelo Conselho Europeu, que proíbe a entrada de produtos agrícolas associados a áreas de desmatamento no bloco, outros países começaram a se inclinar para a proposta.  Países como, Reino Unido e Estados Unidos, estariam estudando propostas semelhantes, que podem barrar a importação de alguns itens, também por preocupações ambientais.

O Reino Unido há alguns meses abriu uma consulta pública a respeito do tema, mas com a informação de que fará diferenciação entre desmatamento legal e ilegal. Já nos Estados Unidos, uma consulta pública foi aberta há algumas semanas sobre o tema, porém uma consulta pública para o mundo todo. A proposta é também a redução da emissão de gases de efeito estufa. Porém no país, a iniciativa veio acompanhada de metas climáticas, que para serem atingidas, além da produção própria, os itens agrícolas que entram no país, também deverão ser monitorados.

Apesar de já ter uma discussão mais adiantada sobre o tema, o Reino Unido ainda não tem um texto formatado a respeito e nos Estados Unidos, a consulta pública é recente e os parlamentares trabalham em um estudo preliminar antes de apresentar uma proposta efetiva.

Os impactos no agronegócio brasileiro

Apesar de ainda não estar esclarecida a extensão do pacto Europeu, as probabilidades de impacto no Brasil, são reais em relação aos produtos que são exportados para esses países.

O Ministério da Agricultura no Brasil, ainda não comentou a respeito do assunto e principalmente sobre a aprovação do pacto da União Europeia. As autoridades brasileiras, estariam aguardando a publicação do texto oficial da lei. O Brasil fica em alerta, já que pode ser alvo de barreiras de entrada ao mercado Europeu, em futuro próximo. Na visão de muitos especialistas do mercado, o principal objetivo do projeto, seria garantir a redução do desmatamento e da perda de biodiversidade.