Estiagem no RS provocou quebra de 40% no milho

por | mar 7, 2023 | Agropecuária Destaques, Mercado, Milho, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque, Soja | 0 Comentários

Desde o início do ano todos os olhos estão atentos para a produção de grãos no Rio Grande do Sul e nesta semana, a Emater do estado divulgou resultados da estiagem. Segundo o levantamento da Emater, a estiagem provocou a redução de mais de 40% na safra de milho verão e mais de 30% na safra de soja 22/23.

Segundo a Emater, a maior quebra foi no milho, 41,05% e estimativa da safra caiu de 6,1 milhões para 3,6 milhões de toneladas. Esse cenário crítico também aconteceu na soja, que tem a produção projetada em 14,2 milhões.

Outras culturas também foram apontadas nesse levantamento da Emater, como, arroz e feijão. No total, a produção gaúcha deve ser de 24,73 milhões de toneladas, número que representa 26% a menos em comparação com a estimativa inicial da Emater, que era de 33,84 milhões de toneladas.

No entanto, a Emater também pontuou em seu levantamento que mesmo com quebra nesta safar, existe uma expectativa de crescimento de 24,03% na produção do Rio Grande do Sul em comparação com a temporada anterior, para 24,73 milhões de toneladas.

Para a soja, a Emater estima um aumento de 54,62% e no milho um crescimento de 20,59%. A Emater ponderou, no entanto, que a medição mais precisa dos efeitos da estiagem nas lavouras gaúchas só será possível após a colheita. Já que as plantações mais tardias de soja e de milho, por exemplo, ainda podem se recuperar e ter rendimento melhor do que as semeadas inicialmente.

 

Leia também