Empresas aderem ao protocolo “Boi na Linha”

por | jun 7, 2023

O protocolo Boi a Linha, que estabelece critérios socioambientais para aquisição de gado em todo Brasil, passou a ser adotado por grandes marcas. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que aderiu oficialmente a esse protocolo, e junto as empresas associadas, dentre elas, as três maiores do país (JBS, Marfrig e Minerva).

A partir do protocolo tem se um padrão a ser seguido pelo frigoríficos. Esse padrão foi desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora, junto com o Ministério Público.

Segundo o MP a intenção é que o protocolo chegue em todos os frigoríficos associados a entidade no Brasil. A intenção é atingir 39 empresas que são responsáveis por 84% dos abates  de inspeção federal na Amazônia Legal. Em um comunicado a Abiec destacou que a cooperação entre as duas entidades vai diferenciar os associados no mercado interno e externo, consumidores e investidores que valorizam uma produção agropecuária legal, apoiando compromissos climáticos do país.

 “Nossa ambição é ter dentro de um ano todas as empresas atuando na Amazônia dentro do protocolo, e em dois anos as outras empresas associadas”, diz Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da Abiec.

As 16 empresas que atuam dentro do protocolo atualmente representam hoje 74% dos abates em frigoríficos que atuam sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) na Amazônia e 63% dos abates totais do Brasil.