Durante a Andav 2023, o principal evento de distribuição de insumos agrícolas no Brasil, as tecnologias e inovações se destacaram como um dos temas principais de um dos painéis. Sibelle de Andrade Silva, Assessora da Presidência da Embrapa, enfatizou as tecnologias e inovações promovidas pela Embrapa que têm impactado toda a cadeia de distribuição. Segundo ela, essas alternativas têm auxiliado os produtores na tomada de decisões.
“São aplicativos que os próprios distribuidores podem disponibilizar aos produtores”, ressaltou Sibelle. Além disso, ela enfatizou a importância da agricultura biológica para esse cenário de inovação e sustentabilidade do setor. “Destaco também a agricultura de base biológica. A Embrapa foi uma das pioneiras no desenvolvimento de um insumo chamado de fixador biológico de nitrogênio, essencial para a cultura da soja atualmente. Além disso, a Embrapa seguiu no desenvolvimento de outros bioinsumos que hoje ocupam as prateleiras dos mercados. Os próprios produtores agora conseguem acessar essas inovações através dos distribuidores de insumos, que também entendem as necessidades dos produtores rurais”, afirmou.
Por fim, a Andav 2023 se revela como um espaço onde a convergência entre tecnologias, inovações e práticas sustentáveis reforça a transformação contínua do setor agrícola, impulsionando-o em direção a um futuro mais promissor e ambientalmente consciente.
