Embrapa promove capacitação técnica em países africanos

por | ago 21, 2024

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) estão finalizando um acordo de cooperação para capacitar técnicos de países africanos nas unidades da Embrapa. A assinatura da carta de intenção entre as duas instituições já foi realizada, e o acordo deve ser oficializado até o final do ano.

O financiamento inicial, no valor de US$ 100 mil, virá do Fundo José Irineu Cabral, uma iniciativa do IICA dedicada à cooperação internacional. Esses recursos serão destinados a bolsas de três a seis meses para até 30 técnicos, que atuam em extensão rural, transferência de tecnologia ou pesquisa. O objetivo é que esses profissionais levem o conhecimento adquirido para seus países, multiplicando o impacto da capacitação.

Manuel Otero, diretor-geral do IICA, destacou a importância das capacitações da Embrapa para enfrentar “o grave problema da degradação do solo na África“, aplicando estratégias bem-sucedidas utilizadas no Brasil, especialmente no desenvolvimento dos cerrados. Segundo ele, “se na África for aplicada parte da tecnologia que o Brasil desenvolveu nos cerrados, será possível reverter grande parte do panorama de fragilidade do solo que o continente enfrenta atualmente”.

A cooperação também tem o potencial de aumentar a produção de alimentos em culturas que são fundamentais na dieta dos países africanos, como mandioca, inhame, arroz, feijão e outras leguminosas, além de hortaliças, frutas, sementes e insumos.

Marcelo Morandi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, mencionou que a parceria pode se expandir para a produção de etanol, abordando também a segurança energética em regiões da África. “Em muitas áreas, a segurança energética é crucial para o desenvolvimento humano e para a criação de novas oportunidades, inclusive na produção de alimentos”, explicou.