El Niño: Intensidade fraca e moderada não deve influenciar próxima safra

por | jul 25, 2023 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

As temperaturas se elevaram na segunda quinzena do mês. Uma massa de ar mais seca esteve sobre grande parte das regiões produtoras do Brasil. Para os últimos dias de julho, existe a previsão de chuvas no norte do Rio Grande do Sul e também em algumas regiões de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Há também previsão de chuvas irregulares no Mato Grosso do Sul.

Segundo a Rural Clima, a virada do mês deve marcar a queda de temperatura em algumas regiões brasileiras, como no Sul do Brasil.

Na região nordeste, como litoral da Bahia e também Espírito Santo, existe previsão de chuvas para os próximos dias, mas os trabalhos com a cana-de-açúcar deverão continuar avançando sem problemas maiores nessas regiões.

Em uma observação sobre as condições climáticas para a temporada de plantio da próxima safra, a presença do fenômeno El Niño, com intensidade de fraca a moderada, foi confirmada. A agrometeorologista Ludmila Bardin destaca as influências para a próxima safra. “A gente tem um agosto já com umidade na região sudeste, caminhando para a região Central. Então, podemos ter algumas chuvas muito pontuais; produtores de algodão devem ficar atentos. E as chuvas previstas para agosto, em áreas cafeeiras, devem provocar a abertura de alguns botões florais em áreas de São Paulo e Minas”.

Ainda de acordo com ela, em setembro, a umidade ganha amplitude e deve provocar chuvas pontuais na região do Matopiba e na região Central. No mês de outubro, deve haver também o registro de mais chuvas. “Realmente teremos chuvas mais cedo este ano, mas provavelmente não chegarão para todos ao mesmo tempo; devem ser irregulares”.

Temperatura: Já em relação à temperatura, a agrometeorologista destacou as chances para geada tardia no outono, maiores com a ação do fenômeno El Niño. A possibilidade de um frio mais tardio em agosto e setembro em algumas regiões liga o alerta.

 

Leia também