CTNBio aprova gene de soja resistente à seca

por | mar 28, 2023 | Agropecuária Destaques, Tecnologia, Tecnologia Destaque | 0 Comentários

Foi aprovada pela Comissão Nacional de Biossegurança Técnica do Brasil (CTNBio), como convencional, uma variedade de soja tolerante à seca, criada através da edição de genes. Essa aprovação a torna a primeira variedade de soja editada geneticamente a ser aprovada no Brasil. A nova variedade de soja foi criada usando a tecnologia CRISPR, uma ferramenta de edição de genes que permite aos cientistas modificar com precisão o genoma da planta para torná-la mais resistente às condições de seca.

Espera-se que a aprovação dessa tecnologia ajude os agricultores brasileiros a combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as perdas de colheitas causadas pela seca. No entanto, alguns grupos ambientalistas levantaram preocupações sobre os riscos potenciais associados à edição de genes, incluindo a possibilidade de consequências não intencionais para o ambiente e a saúde humana.

No entanto, a aprovação dessa soja editada por genes pela CTNBio é um desenvolvimento significativo para o setor agropecuário no Brasil, que é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de soja.

Leia também