Congresso brasileiro estuda PL para barrar produtos da UE

por | abr 25, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Depois das novas exigências para exportação de produtos feitas pela União Europeia, a bancada ruralista no Congresso brasileiro, anunciou que estuda um Projeto de Lei para contrapor as novas exigências ambientais da UE para o Brasil.

O projeto que recebeu o nome de Lei da Reciprocidade Ambiental, foi redigido e prevê criação de barreiras para a importação de produtos do bloco, no caso de obstáculos criados para os exportadores brasileiros.

Na semana passada, além de aprovar a chamada Lei Verde, que proíbe países europeus de adquirirem qualquer produto agrícola que tenha origem de áreas de desmatamento, a União também começou a discutir sobre uma possível cobrança em cima de produtos a partir da emissão de gases de efeito estufa de cada um deles. Cobrança essa, que também pode atingir o agronegócio brasileiro.

Para os parlamentares brasileiros, a PL da Reciprocidade se trata de uma equiparação de tratamento. Ainda segundo a bancada ruralista o mercado brasileiro também não está disposto a consumir produtos que são frutos de emissão de gases poluentes.  Os defensores do projeto avaliam que o Brasil será um incômodo para a UE se o Congresso resolver validar a ideia.

.

Leia também