O Brasil deu início à colheita da safra de soja 2024/25, com os trabalhos atingindo 0,3% da área cultivada até a última quinta-feira (9). O número representa um avanço mais lento em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 2,3% da área já haviam sido colhidos, segundo dados divulgados pela AgRural nesta segunda-feira (13).
A colheita começou em três Estados do Centro-Oeste, no Paraná e em áreas irrigadas da Bahia e de Minas Gerais, conforme destacou a consultoria. Entretanto, as chuvas constantes no Mato Grosso têm dificultado o ritmo das operações no maior produtor nacional de soja.
“Embora a safra do Estado apresente grande potencial e, até o momento, não haja relatos de perda na qualidade dos grãos, a alta umidade tem atrapalhado a entrada das máquinas no campo”, apontou a AgRural.
Por outro lado, em regiões como o Sul do Brasil e o sul de Mato Grosso do Sul, a preocupação gira em torno da falta de chuvas regulares e do calor excessivo, que podem comprometer o desempenho das lavouras.
Situação do milho na primeira safra
A colheita da primeira safra de milho 2024/25 também teve início, alcançando 1,3% da área cultivada no centro-sul do país até a última quinta-feira. Esse índice está bem abaixo dos 5,1% registrados no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da AgRural.
