O Espírito Santo recebeu, pela primeira vez, uma etapa do Coffee Connect, evento que tem se consolidado como um importante fórum de discussão e conexão para o setor cafeeiro. A edição especial ocorreu neste sábado, 26 de julho, no auditório da Feira de Agronegócios da Cooabriel, em São Gabriel da Palha (ES), maior cooperativa de café Conilon do mundo.
O encontro reuniu produtores, pesquisadores, lideranças do setor, exportadores e indústrias, promovendo um debate técnico e estratégico sobre os rumos do café Conilon brasileiro frente às transformações do mercado global.
Entre os palestrantes, o destaque foi para o CEO do Cecafé, Marcos Matos, que trouxe uma análise aprofundada sobre o novo cenário internacional do café. Em sua apresentação, abordou a importância estratégica do Brasil e dos Estados Unidos no mercado global, os desafios da competição entre origens produtoras, e ainda como o Brasil tem atuado em agendas internas e externas para manter sua competitividade frente às novas exigências comerciais e regulatórias.
A pesquisadora Rosane Schwan, professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), compartilhou os resultados de estudos com leveduras selecionadas no processo de fermentação do Conilon. “Foi em São Gabriel da Palha que comecei meus experimentos e trazer esse resultado da pesquisa com leveduras selecionadas para o Conilon, com bons resultados”, destacou a professora.

O evento contou também com a participação de Vinicius Estrela, CEO da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), e de Ricardo Schneider, presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG), além da jornalista e produtora rural Luisa Nogueira, uma das idealizadora do Coffee Connect e CEO da Plata Digital, empresa parceira na realização do evento.
Para os representantes da Cooabriel, a etapa especial no Espírito Santo reforça o papel de liderança do estado na produção de Conilon e a importância de eventos que levem informação qualificada ao campo.

“É a primeira vez que eu participo pessoalmente do Coffee Connect e acho que traz informações para o produtor que são imperdíveis. Estamos atarefados no dia a dia e muitas vezes não ouvimos essas informações tão precisas”, afirmou Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel.
Já o superintendente-geral da cooperativa, Carlos Augusto Pandolfi, destacou a relevância do momento: “Quem esteve aqui, bebeu de uma fonte maravilhosa, que deixou muita coisa legal. A transformação é por esse caminho. É trazendo conhecimentos que conseguimos mudar”.

A edição no Espírito Santo antecipa o Coffee Connect Nacional, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Varginha (MG), cidade reconhecida como a capital do café. O evento segue com o propósito de informar, valorizar e conectar todos os elos da cadeia cafeeira, contribuindo para posicionar o café brasileiro de forma cada vez mais estratégica no mercado global.
 
			  
 
									 
									 
									