Clima favorável e vencimento de dívidas pressiona preços da soja

por | maio 5, 2025

O avanço da colheita no Brasil e na Argentina, somado ao bom andamento do plantio nos Estados Unidos, pressionou os prêmios de exportação da soja na última semana, segundo análise do Cepea. os dois países sul-americanos e para a 2025/26 nos EUA aumentou a oferta e reduziu o interesse de compra no mercado spot.

Além disso, o vencimento de custos de produção no fim de abril levou muitos produtores a vender, ampliando a oferta além da demanda e acentuando a baixa. Mesmo assim, uma parcela dos vendedores segue cautelosa e prefere aguardar o segundo semestre, apostando em valores mais atrativos para negociar por meio de contratos a termo.

No campo, a colheita da soja no Brasil já alcançou 94,8% da área plantada, segundo a Conab, superando o índice do mesmo período em 2024, que era de 90,5%. Na Argentina, o clima também favorece a produção, com áreas recém-colhidas apresentando maior produtividade. Até o dia 29 de abril, 23,6% da área nacional havia sido colhida, de acordo com a Bolsa de Cereales.