Clima em fevereiro pode elevar riscos para lavouras em parte do país

por | jan 29, 2026

A previsão climática para fevereiro de 2026, divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica chuvas acima da média nas regiões Norte e Sudeste, enquanto Sul e Centro-Oeste devem registrar volumes abaixo do padrão histórico. As temperaturas tendem a ficar acima da média em grande parte do Brasil, o que exige atenção do produtor rural.

Impactos nas lavouras

Segundo o Inmet, o cenário favorece a manutenção da umidade do solo em áreas do Pará, Amazonas, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, beneficiando lavouras de verão e culturas perenes, como o café. Por outro lado, a combinação de menos chuva e calor elevado em regiões do Centro-Oeste, Nordeste, Triângulo Mineiro e Sul do país aumenta o risco de estresse hídrico e térmico, principalmente em fases sensíveis, como floração e enchimento de grãos.

No Centro-Oeste, a redução das chuvas pode comprometer o potencial produtivo da soja e do milho em áreas de sequeiro, enquanto, no Sul, o clima mais seco tende a favorecer a colheita, reduzindo perdas no campo, apesar do impacto negativo para lavouras implantadas mais tarde.

De acordo com o Inmet, o produtor deve acompanhar as atualizações climáticas e reforçar o manejo para mitigar riscos, especialmente em regiões com previsão de chuva abaixo da média e temperaturas elevadas.