Ciclone deixa 22 mortos no Rio Grande do Sul

por | set 5, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na segunda-feira (4) deixou um rastro de devastação e perdas humanas. Nesta terça-feira (5), o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou um aumento no número de vítimas, que passou de 6 para 21.

Além disso, o mesmo ciclone causou a morte de uma pessoa em Jupiá, Santa Catarina.

Segundo o governador, das 21 vítimas identificadas, 15 são da cidade de Muçum, localizada no Vale do Taquari, região central do estado. Esta cidade, com 4.961 habitantes, está enfrentando uma situação crítica, uma vez que o nível do rio que a atravessa subiu 22 metros. As circunstâncias das tragédias ocorridas em Muçum ainda não foram divulgadas pela Defesa Civil. Além disso, a cidade está isolada devido ao colapso de uma ponte que a ligava a Roca Sales, outro município gravemente afetado pela tempestade.

Uma equipe do governo federal está programada para ser enviada ao estado na quarta-feira (6). As cidades do Vale do Taquari, incluindo Roca Sales e Muçum, estão completamente inundadas, obrigando os moradores a buscarem refúgio nos telhados.

De acordo com a Defesa Civil do estado, aproximadamente 350 pessoas foram desalojadas devido ao ciclone.

Até a noite de segunda-feira (4), as cidades com os maiores volumes acumulados de chuva nas últimas 72 horas eram Passo Fundo (291,6 mm), Água Santa (221,6 mm), Ijuí (217,6 mm), Entre-Ijuís (207,4 mm) e Vacaria (202,2 mm).

Leia também