Chuvas regulares marcam Abril e Maio e podem atrapalhar colheitas

por | mar 30, 2023 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O mês de abril deve começar com mais chuvas. As previsões são que durante o mês de Abril e Maio, as chuvas regulares marquem praticamente todo país.
O agrometereologista da Rural Clima, Marco Antonio, explica o cenário. Segundo ele os primeiros 15 dias do mês de abril será marcado por muitas chuvas nas principais regiões produtoras.
“Os altos volumes de chuvas ficarão mais concentrados sobre a faixa norte, por conta da zona de convergência. A partir de quarta e quinta-feira, uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil, organizando melhor as linhas de instabilidade e provocando chuvas em grande parte da região Sul do Brasil, o que será de suma importância para o Rio Grande do Sul e Paraná”.
Já no Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, e no miolo entre Goiás e Minas Gerais, Bahia e Sul do Tocantins, a previsão são de poucas chuvas nesse começo. De acordo com Marco Antonio, a entrada de novas frentes frias no mês Abril, será o fator responsável pela retomada das chuvas no Sul. Essas chuvas devem se estender para o país inteiro, já sem a influência do fenômeno La Niña. Ainda de acordo com o agrometereologista já na segunda quinzena de Abril, as chuvas chegam em grande parte da faixa norte. “Ao longo de abril esse será o cenário, não é uma ausência total de chuvas, mas na segunda quinzena as chuvas ficam um pouco mais regulares”.
Para a última semana de Abril, as chuvas serão em praticamente todo Brasil, dando boas condições para culturas de segunda safra, como,milho, algodão, café e horatliças.
Chuvas ao longo dos meses
As previsões da Rural Clima apontam para pancadas de chuvas ao longo do mês de maio e chuvas ainda em junho, último mês do outono. “O fato as águas do Pacífico estarem mais quentes, traz mais energia para o sistema e isso faz com que as frentes frias consigam avanaçar”, explica Marco Antonio.
Marco Antonio ressalta ainda que os meses seguintes deverão ser marcados por mais chuvas. “Provavelmente o período sem chuvas deve ser pequeno esse ano. Chove muito bem no Brasil nos próximos meses. Mas de certa forma as previsções, para culturas perenes, não é tão legal, porque pode atrapalhar a colheita da cana de açucar e do café”.

 

Leia também