O outono de 2023 teve início no dia 20 de março e seria promessa para uma transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizia. Estamos em meados de abril e os volumes de chuva estão ligeiramente acima da média em quase toda a região sudeste, e um pouco abaixo da média no nordeste de MT. A temperatura fica um pouco acima da média na maior parte do Centro-Oeste, com exceção do leste do MS e extremo sul de MT, que devem terminar abril com temperatura um pouco abaixo do normal.
Clima e Cafeicultura

O impacto das mudanças climáticas na produção de café tem sido severo, com eventos climáticos extremos causando uma queda significativa no rendimento da safra. Para manter a produtividade, especialistas do setor indicam que os cafeicultores precisam adotar práticas sustentáveis para tornar suas lavouras mais resistentes a esses eventos.

Portanto, segundo estudos e  publicações da EMBRAPA sugerem práticas sustentáveis e regenerativas que reduzem os custos de produção são a melhor abordagem.
Algumas dessas práticas incluem irrigação, planejamento do uso de fertilizantes, sejam biológicos ou químicos, monitoramento de chuvas, controle de pragas e doenças e promoção da sustentabilidade.
Os esquemas de certificação também podem desempenhar um papel crucial na promoção da sustentabilidade e resiliência na indústria cafeeira. Produtores de café bem-sucedidos no Brasil já implementaram práticas sustentáveis e obtiveram certificações por meio de mudanças em seus métodos de produção.

Leia também