Chocolates de marcas ligadas ao Consórcio Cabruca, voltado para a exportação de chocolates finos do Sul da Bahia, receberam 15 medalhas na Academy of Chocolate, em Londres, o principal reconhecimento mundial do setor. Entre as vencedoras estão Benevides Chocolates Finos, Ju Arléo Chocolates, Cacau do Céu, Tombador Cacau, Modaka, La Lis, Bem Cacao e Martinus Chocolates.
O Sul da Bahia consolida-se como um importante produtor de chocolates finos no mercado internacional, mantendo sua tradição na produção de cacau de alta qualidade. O Consórcio Cabruca tem como objetivo a obtenção de certificações que ampliem o alcance dos chocolates finos no mercado global, incluindo o selo de Denominação de Origem para a Indicação Geográfica do Chocolate da Cabruca.
Entre os destaques da premiação, o chocolate com 36% de cacau misturado com cupuaçu, da Ju Arléo Chocolates, conquistou medalha de ouro. A marca também recebeu prata com o chocolate 75% cacau e bronze com o chocolate branco com doce de leite crocante. A Benevides Chocolates Finos obteve quatro medalhas, sendo prata para o chocolate 43% cacau ao leite com rapadura e flor de sal, e bronze para as versões 85% cacau, 75% cacau e branco com canjica baiana.
A Cacau do Céu conquistou três medalhas de bronze com os chocolates 80% catongo, branco com morango liofilizado e pistache, e melado de cana 40%. A Tombador Cacau recebeu prata com o chocolate branco com maracujá. Já a Martinus Chocolates obteve bronze com o chocolate 52% ao leite de cabra.
As marcas Modaka e La Lis completaram a lista de premiadas do Consórcio Cabruca. Modaka recebeu prata com o chocolate 40% cacau com café, castanha e canela, enquanto La Lis foi premiada com prata pelo chocolate 63% cacau com cupuaçu.
