Cecafé lança página para facilitar adequação ao EUDR da União Europeia

por | ago 19, 2024

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) lançou uma nova landing page dedicada ao Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR). A página visa esclarecer as novas exigências do regulamento, oferecendo respostas para produtores, exportadores e importadores sobre como essas regras impactam o comércio de café do Brasil.

A União Europeia, responsável por 47,3% das exportações brasileiras de café entre janeiro e julho de 2024, está implementando o EUDR como parte do Pacto Verde Europeu (Green Deal). A partir do próximo ano, o regulamento exigirá que produtos como o café, sejam livres de desmatamento, e que as empresas europeias realizem a devida diligência para garantir essa conformidade.

Entre as novas exigências está a necessidade de informar as geolocalizações das propriedades onde o café é cultivado. O diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, destaca que, apesar dos desafios, o Brasil está comprometido em atender às demandas europeias e manter o mercado abastecido com café de qualidade e produzido de forma sustentável.

Silvia Pizzol, diretora de Sustentabilidade do Cecafé, ressalta a importância de transparência nas práticas socioambientais do setor cafeeiro brasileiro, uma vez que o país está na vanguarda da sustentabilidade global.

A landing page também apresenta a parceria do Cecafé com a Serasa Experian, que através da plataforma Smart ESG, ajuda os exportadores a monitorar e verificar a conformidade socioambiental das propriedades rurais, garantindo que os requisitos do EUDR sejam atendidos.

Para mais informações sobre como o Brasil está se adequando ao EUDR, acesse a página oficial em www.cecafe.com.br/eudr.