Casos de gripe aviária avançam na América do Sul

por | fev 16, 2023 | Agropecuária Destaques, Aves, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Os casos de surtos de gripe aviária desde o ano passado se espalharam em diversos países. Nesta semana, Argentina e Uruguai, países vizinhos do Brasil, entraram para a lista de casos confirmados.

Esse avanço da doença na América do Sul, levou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), fez com que a instituição reforçasse o pedido para que os produtores rurais do estado — e de todo o país — intensifique as medidas de prevenção, a fim de evitar ocorrências relacionadas ao vírus da influenza aviária.

Algumas medidas importantes para reforçar o cuidado diante de casos suspeitos, foi listada, dentre elas, notificar as autoridades responsáveis. O Presidente da Faesp, Fábio de Salles Meirelles reforça que, ao menos em solo paulista, o trabalho contra a gripe aviária vai além do apoio da CDA e do Mapa. Ele avisa que conta desde já com a ajuda dos sindicatos rurais e da imprensa para que o estado e o Brasil como um todo sigam livre da doença que já se espalha por outros oito países sul-americanos. Além de Uruguai e Argentina, o vírus foi detectado na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, no Peru e na Venezuela.

Prevenção em todo Brasil

Segundo a Faesp, as autoridades e produtores rurais devem seguir vigilantes contra a doença. Fábio destaca a necessidade de prevenção e, eventualmente, a detecção precoce dos casos suspeitos, pois isso pode ajudar o Brasil a ser um exemplo no combate à doença.

 

 

Leia também