Captação do leite tem recuo de 5,9% em 2022

por | abr 18, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Leite | 0 Comentários

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea, divulgou o último balanço da produção leiteira em 2022. O balanço feito com os dados do IBGE, apontaram um recuo de 5,05% na captação do leite.  Segundo o Cepea, o Brasil fechou 2022, com um montante de 23,8 bulhões de litros captados. Em comparação com 2021, o número representa queda e o menor volume captado nos últimos seis anos.

Ainda segundo o Cepea, em uma análise do estado de Minas Gerais, principal produtor, a queda na captação chegou a 5,9%, um resultado acima da média nacional. O Cepea também trouxe os indicativos que apontaram preços recordes por conta da restrição de ofertas em muitas praças. O leite UHT por exemplo, atingiu R$6,50 o litro no atacado paulista.

Custo de produção

Os altos custos de produção e as margens estreitas da atividade também influenciaram na redução da oferta em todo país. De acordo com dados de um levantamento do Cepea em parceria com o CNA, os custos de produção do leite aumentaram 50%, no acumulado de janeiro de 2020 a fevereiro deste ano. Esse aumento ocorreu em estados como, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Bahia. Ainda de acordo com o Cepea, em 2022 os custos tiveram uma alta de 2,5%.

E o fator que mais tem pressionado as margens na cadeia, são os preços historicamente altos dos insumos, além da valorização da dieta total do rebanho. Tanto para se produzir o volumoso, como para se adquirir rações concentradas, o custo ficou mais caro nos últimos anos.

Leia também