Nos últimos dias, diversas regiões do Brasil enfrentaram uma forte onda de calor, com temperaturas muito acima da média para esta época do ano. De acordo com a agrometeorologista Bruna Peron, da Rural Clima, esse cenário deve persistir pelo menos até o próximo fim de semana, dia 22 de fevereiro.
Regiões mais impactadas
A onda de calor atinge principalmente o centro-leste do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, parte de Goiás e Mato Grosso, Bahia, Piauí e grande parte do Nordeste. “De maneira geral, todo o centro-leste do Brasil ficará sob influência desta onda de calor”, explica Bruna.
Leia também:
Temperaturas elevadas e chuvas irregulares ao longo da semana
Por que está tão quente?
O principal fator por trás dessas temperaturas elevadas é um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias e chuvas abrangentes. “Este fenômeno funciona como um tampão na atmosfera, inibindo o avanço de frentes frias e chuvas abrangentes, concentrando o calor em uma região”, detalha a especialista. No entanto, mesmo com esse bloqueio, algumas pancadas de chuva isoladas ainda podem ocorrer em partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, embora de forma bastante pontual.

Os picos de calor
Durante o último fim de semana, as temperaturas ficaram bastante elevadas em diversas regiões, incluindo o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Essa onda de calor reforça a necessidade de atenção para os impactos no dia a dia, na agricultura e na saúde da população. A previsão para os próximos dias é de continuação desse calor intenso, o que exige medidas de precaução, como hidratação constante e evitar exposição prolongada ao sol. Fique atento às atualizações meteorológicas para acompanhar possíveis mudanças no cenário.
