Café: alerta para chuvas pontuais e queda nas temperaturas

por | abr 30, 2025

Com a chegada do mês de maio e o início da colheita do café em várias regiões do país, o clima passa a ser um fator determinante para o andamento dos trabalhos no campo. A agrometeorologista Bruna Peron, da Rural Clima, compartilhou as perspectivas para este período nas principais regiões produtoras.

Segundo ela, as temperaturas devem continuar caindo de forma gradual, como é comum nesta época do ano. “As temperaturas vão continuar caindo, como é típico da época, mas por enquanto não há indicativo para extremos, como algum evento de geadas, por exemplo.”

Sobre a possibilidade de chuvas atrapalharem a colheita, Bruna faz um alerta para produtores do Espírito Santo e sul da Bahia. “As chuvas podem ganhar força em áreas do ES e sul da BA, o que de fato pode atrapalhar a colheita.”

Maio chega com clima típico de outono e neutralidade

Já para estados como Minas Gerais, Paraná e São Paulo, o cenário é mais tranquilo. “As chuvas deverão ser esporádicas, devido a passagens de frentes frias e, pontualmente, isso pode sim paralisar a colheita em alguns momentos, mas não há indicativo de atrasos significativos.”

Sobre outras regiões produtoras, como Espírito Santo, Bahia e Rondônia, a especialista aponta diferenças no comportamento do clima. “Especialmente para ES e BA, onde as chuvas podem ganhar mais força no próximo mês. Já em RO, as condições até indicam algumas chuvas durante o mês, porém com menores acumulados do que os meses anteriores e segue perdendo força ao longo do mês.”

Com essas informações em mãos, os produtores de café devem ficar atentos aos boletins meteorológicos e se preparar para os eventuais desafios pontuais que o clima pode trazer neste início de colheita.