Um dos itens mais antigos da pauta de exportação do Brasil, o cacau, ganhou um curta metragem sobre os modelos de produção nacional e todo trabalho de sustentabilidade implementado nos últimos anos. “Cacau, fruto sustentável do Brasil”, foi produzido pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau e lançado na última sexta-feira, 24, durante o V Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, ocorrido em Ilhéus – BA.
O curta mostra a produção brasileira de cacau nos mais diversos biomas, como, Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. O documentário também apresenta os produtores brasileiros como protagonistas de um cultivo sustentável e em conexão com o meio ambiente.

Cocoa beans and cocoa pod on a wooden surface.
Atualmente o cacau no Brasil é produzido tanto no sistema de agrofloresta, como no sistema cabruca e em pleno sol. Esses são alguns pontos que tornam o cultivo no Brasil, único e com maior conservação ao meio ambiente. “Estamos falando de sistemas que geram renda para o produtor, geram renda para comunidade. E agora temos orgulho de apresentar para o mundo a cadeia sustentável de cacau do Brasil”, ressalta a presidente-executiva da AIPC, Anna Paula Losi.
O curta é uma iniciativa do Educacau, projeto da AIPC, que tem como objetivo fomentar informações de qualidade sobre a cacauicultura brasileira.
