Brasil deve liderar exportações de suco de laranja na safra 2024/25

por | fev 21, 2025

A produção global de suco de laranja na temporada 2024/25 deve registrar um aumento considerável, com o Brasil se destacando como líder desse crescimento, sendo responsável por 70% das exportações da commodity, segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A produção global deve crescer 4% em comparação ao ciclo anterior, alcançando 1,4 milhão de toneladas. O Brasil, que detém a maior parte dessa produção, terá um aumento de 9%, atingindo 1 milhão de toneladas. Esse crescimento está associado ao maior volume de laranjas destinadas ao processamento.

Em sua atualização de fevereiro, a Fundecitrus ajustou a previsão para a temporada nacional 2024/25, estimando agora uma produção de 228,52 milhões de caixas de 40,8 kg, o que representa um aumento de 2,4% em relação à projeção anterior. Essa revisão deve-se às boas chuvas dos últimos meses, que favoreceram o desenvolvimento dos frutos. No entanto, a produção ainda será 26% inferior à do ano passado, impactada pela menor produtividade das lavouras afetadas pela doença do greening.

Entre julho de 2024 e janeiro de 2025, as exportações brasileiras de suco de laranja somaram cerca de 519 mil toneladas, uma redução de 23% em relação ao mesmo período da safra anterior, devido à limitação nos estoques disponíveis. Apesar da queda no volume exportado, a receita gerada aumentou significativamente, com um crescimento de 38%, alcançando US$ 2,3 bilhões, impulsionada pela valorização do produto no mercado internacional.

Esse cenário aponta para uma recuperação gradual da produção e uma demanda crescente pelo suco de laranja brasileiro, apesar dos desafios impostos pelas doenças nas lavouras.