As exportações do agronegócio brasileiro cresceram 6,6% em agosto deste ano, segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais.
Ainda segundo o levantamento, os principais mercados alcançados foram o México, República Dominicana, Indonésia, China e Índia. O valor dessas exportações representou 50,4% do total das exportações brasileiras.
Nesse mesmo levantamento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontou que 51 novos mercados foram abertos para as exportações brasileiras neste ano. A pauta das exportações brasileiras inclui entre outros produtos, carnes bovina e suína, algodão, soja, milho, frutas e legumes.
Novos mercados
As aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.
Ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros. A presença da adidância agrícola brasileira também é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos nacionais, atrair investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações brasileiras.