Ausência de chuva limita potencial recorde da safra brasileira de trigo 2022/23

por | ago 2, 2022

O Brasil tem este ano um forte potencial para chegar a cerca de 9 milhões de toneladas de trigo. A boa expectativa está relacionada as dificuldades que os principais produtores de trigo estão enfrentando este ano.

No entanto, o bom desenvolvimento dessa safra começa ter motivos de preocupações. Isso porque o último boletim de monitoramento das condições das lavouras realizado pela Conab, apontou condições hídricas favoráveis para praticamente todas as lavouras do país, com exceção áreas centrais do país, onde estão concentradas parte da produção de trigo brasileira.

Essas exceções foram observadas sobre as áreas mais centrais do estado de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Nesses locais há indicativos de restrições hídricas leves ao longo da semana. A previsão que indica tempo seco na parcela central do país, favorece o avanço da colheita, como, a safrinha, por exemplo, mas é prejudicial para o trigo sequeiro.

Cenário mundial para o trigo – 

O Brasil sempre precisou importar trigo e nunca foi suficiente nessa produção, mas alguns fatores explicam essa melhora no cenário brasileiro e a expectativa de uma sara recorde. Isso se justifica pelo fato dos quatro maiores exportadores mundiais estarem com problemas.

A Rússia enfrenta sanções econômicas por conta guerra. Os EUA está com a safra parcialmente comprometida com uma baixa qualidade, a Ucrânia teve 30% a menos de área nessa safra que está evoluindo, mas não deve conseguir embarcar. E a Índia teve o pior clima dos últimos 120 anos, o que prejudicou a safra de trigo. E na Europa, está começando a colheita da França, que é um importante produtor de trigo, mas em função do calor forte, também está com uma safra menor. Então o quadro global do Trigo é positivo para o plantio brasileiro.

 

De acordo com o último boletim