Arábia Saudita retoma importações de carne de aves do RS

por | ago 15, 2025

A Arábia Saudita retirou as restrições temporárias à importação de carne de aves do Rio Grande do Sul após a conclusão do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro. A confirmação foi comunicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), na quarta-feira (13/8).

“Aos poucos, estamos reabrindo mercados importantes e estratégicos para o Rio Grande do Sul. Isso também mostra a credibilidade que temos junto aos países e a qualificação do trabalho do Serviço Veterinário Oficial gaúcho”, afirmou o secretário da Agricultura, Edivilson Brum.

A Arábia Saudita é parceira estratégica do setor avícola gaúcho. Segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o país respondeu por 21% das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul entre janeiro e outubro de 2024, ficando atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos. Já entre abril e janeiro deste ano, a Arábia Saudita foi o segundo maior importador do produto brasileiro, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).