Os preços do óleo de soja no mercado internacional registraram uma forte alta na última semana, superando 15% de valorização no contrato futuro com vencimento em julho de 2025, negociado na Bolsa de Chicago (CME Group). Na sexta-feira (20), o produto atingiu o maior preço desde outubro de 2023, segundo dados do Cepea.
O Centro de Pesquisas atribui esse movimento principalmente à expectativa de maior demanda pelo óleo de soja para produção de biodiesel nos Estados Unidos. A Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) apresentou uma proposta que prevê aumento da mistura de biodiesel ao óleo diesel nos anos de 2026 e 2027, elevando a demanda pelo biocombustível cuja principal matéria-prima é o óleo de soja.
Além disso, o conflito no Oriente Médio tem pressionado os preços do petróleo, influenciando o mercado global e contribuindo para a valorização do óleo de soja, conforme análise do Cepea.
No Brasil, a alta externa tem pressionado os prêmios de exportação do óleo de soja. Entretanto, a demanda interna permanece baixa, especialmente devido à menor procura do setor de biocombustíveis no país.
