A situação das lavouras de trigo na região de Campo Mourão, Paraná, está crítica devido à seca prolongada. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), a área não recebe chuvas significativas há cerca de 15 dias, com apenas 10 mm de precipitação no início do mês, o que não foi suficiente para aliviar a seca. Antes disso, a região ficou cerca de 40 dias sem chuvas relevantes.
Atualmente, apenas 4% a 5% da área plantada, que soma 105 mil hectares, foi colhida, e as perdas de produtividade são expressivas, variando entre 50% e 60%. Inicialmente, esperava-se uma produção de 2.800 quilos por hectare, mas até o momento, muitos produtores estão colhendo apenas entre 1.100 e 1.500 quilos por hectare, com tendência de piora. Em algumas áreas, as perdas podem chegar a 70%.
A previsão do tempo indica possibilidade de chuvas de 30 mm na sexta e sábado, mas com apenas 50% de chance de ocorrência, e depois disso, mais 10 dias secos estão previstos. As lavouras estão em diferentes estágios, com 20% em floração, 60% em frutificação e 20% em maturação. Mesmo que a chuva se concretize, a quantidade prevista dificilmente trará benefícios significativos para as plantas em floração.
