La Niña deve atrasar chuva no Cerrado brasileiro

por | ago 19, 2024

O Brasil deve enfrentar mais uma vez o fenômeno La Niña. As últimas previsões apontam para sua chegada durante a primavera, período em que o país já se prepara para iniciar a safra de verão.

Esse cenário acende mais um alerta para o produtor rural, já que é previsto um atraso na regularização do regime de chuvas na porção Centro-Norte do Brasil.

“As chuvas devem chegar um pouquinho mais tarde. Porém, quando chegarem, virão com força. Para o Cerrado brasileiro e também para a região Sudeste, há uma tendência de não haver mais tantos longos períodos de estiagem, com chuvas mais controladas no Sul”, destaca Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Com o alerta já acionado para a safra de verão, a atenção do produtor deve se voltar para um manejo diferenciado, pois o atraso das chuvas no Cerrado pode aumentar a pressão quanto à possibilidade de pragas e doenças.

“O manejo muda completamente. O produtor precisa estar ciente de que este será um ano em que a pressão inicial para pragas será maior, e ao longo da safra, a pressão para doenças também será significativa. Podemos ter alguns períodos de invernada. Se o produtor não se atentar aos tempos corretos e à maior pressão, poderá sofrer prejuízos em campo”, ressalta Marco Antonio.

Vale lembrar que nas regiões cafeeiras, o estresse hídrico tem sido a principal preocupação dos cafeicultores desde o ano passado. Além disso, o volume de chuvas nas regiões produtoras esteve aquém do esperado.