Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de grãos da safra 2022/23 deve atingir a produção recorde de 312,4 milhões de toneladas, 41,5 milhões de toneladas acima da safra anterior. Soja e milho deverão ser as principais culturas, com produção combinada prevista de 279,3 milhões de toneladas, enquanto outras culturas como arroz e feijão deverão ter áreas de plantio reduzidas devido ao aumento da área de plantio de soja e milho.
Apesar das condições climáticas adversas que levaram às perdas, a Conab elevou sua previsão estabelecendo um recorde, mas ainda abaixo da estimativa inicial devido às condições climáticas adversas nos estados do sul e centro sul do Mato Grosso do Sul.
Esses números são reflexo de uma área plantada 3,3% maior que no ciclo passado, com 77 milhões de hectares, e produtividade 11% superior, com 4.059 quilos por hectare. Ambos os números foram levemente elevados em relação ao último relatório. No entanto, a Conab ressalta que o resultado consolidado da safra ainda depende do comportamento climático,
