Colheita da safrinha caminha para o fim em nível nacional

por | ago 20, 2022

A colheita da safrinha chegou a 90% na maioria das lavouras brasileiras. O maior produtor de milho, o Mato Grosso, atingiu 99% na última semana.  No Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná, a colheita também avança rápido.  “Deveremos chegar até o fim da semana com 99% da safrinha brasileira colhida. Importante ressaltarmos que no momento continuamos obtendo essa safrinha com um volume de produção entre 85 a 90 milhões de toneladas”, explica o consultor de mercado, Vlamir Brandalizze.

A Conab divulgou no seu último relatório a expectativa de 87 milhões de toneladas para a safrinha. O número teve uma redução, por questões climáticas e por conta de pragas que atingiram algumas áreas de produção.  No entanto, mesmo com essa redução, a safrinha deste ano, passa longe do que foi colhido no ano passado.  “Tudo indica que vamos colher mais 85 mi de toneladas, a maior safrinha da história. No ano passado a safrinha foi de pouco mais de 60 milhões de toneladas. No momento temos muito milho pra ser comercializado. Porque estamos ai com 55% da safrinha comercializada, o produtor tá segurando o milho como ativo financeiro, acreditando que as cotações vão subir mais”.

Esse recorde de produção fortalece o Brasil nas exportações. O país já bateu 2 milhões de toneladas de milho exportadas. “O mês de agosto, é o mais importante de exportação. Há uma expectativa que esse mês vamos exportar mais de 6 milhões de toneladas. Sendo que ao cumulado até janeiro do milho era de 12 milhões de toneladas exportadas”.

Os embarques da safrinha devem começar nas próximas semanas e isso coloca o Brasil atrás somente dos EUA, como exportador do grão.