Previsão do tempo: instabilidade climática e chuva na maior parte do Brasil

por | ago 8, 2022

As instabilidades climáticas persistem sobre o Brasil e em várias regiões do país.

Os próximos quinze dias será de chuva em diversas regiões acompanhada de uma onda de frente fria. A partir do dia 10 de agosto o Sul registra temperaturas mais baixas sem risco de geadas principalmente nas áreas produtoras, como explica Carine Gama, meteorologista do Clima tempo.

“Essa frente fria deve se alinhar com o corredor de umidade vinda da região Norte do Brasil, o que pode alcançar os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Sul do Amazonas. Chuva de moderada intensidade, o que não é típico nesta época do ano.”

A terça-feira será de chuva em toda região Sul do Brasil que se estende ao longo do dia com possibilidade de temporais e ventanias. O maior acúmulo fica no Centro-Sul do Paraná, na região do Chapecó, no Paraná e por toda parte leste do estado gaúcho. A noite tem previsão de chuva de forte com possibilidade de descargas elétricas.

No Sudeste terá registros de chuva com forte intensidade durante todo o dia principalmente em todo estado de São Paulo, no Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo o tempo permanece firme e sem previsão de chuva. As temperaturas permanecem elevadas e os índices de umidade baixo.

O Centro-Oeste não será diferente. Na terça-feira presença de chuva em toda região do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e entre o sul de Goiás. A chuva vem com mais intensidade em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande. Distrito Federal e norte de Goiás o tempo firme permanece sem possibilidade de chuva.

Já no Nordeste o tempo segue firme e seco na maior parte da região. Chuva isoladas na faixa leste entre Salvador e Natal. No Maranhão a chuva vem acompanhada de trovoadas apenas no setor norte. Registros de temperaturas elevadas no interior com índice de baixa umidade.

No Norte do país o tempo firme permanece no Tocantins e no leste do Pará. Nos períodos mais quentes do dia faz calor e a umidade relativa do ar é baixa. Nas demais áreas registros de chuva com trovoadas durante todo o dia.