Dois estudos noticiados recentemente pelo portal Science, apontam sobre uma grande descoberta em um experimento com tomates. Os estudos em questão mostraram que com uma ajuda de edição genética, tomates amadurecidos ao sol poderão se tornar fontes de vitamina D – nutriente essencial, normalmente encontrado em produtos de origem animal. O corpo pode sintetizar a vitamina D pela luz solar, mas muitas pessoas têm pouca exposição ao sol. Além disso, a idade ou a pele mais escura podem dificultar a síntese.
Os tomates são naturalmente precursores da vitamina D e dois grupos pensaram que alguns ajustes genéticos poderiam transformá-los em uma fonte de vitamina de origem vegetal. As folhas e caules de plantas fortificadas também podem ser úteis, porque podem ser usados para fabricar suplementos de vitamina D.
A descoberta é benéfica para países onde a deficiência desta vitamina é um problema. A descoberta também pode ser um divisor de águas, além de também ajudar veganos e vegetarianos a obter o suficiente do nutriente. A vitamina D tem entre as funções, a de ajudar a regular como o corpo usa o cálcio, levando a ossos mais fortes.
