Carne: Brasil se destaca em exportações com 175,11 mil toneladas

por | jul 21, 2022

O mercado brasileiro de carnes bovinas segue em alta considerando o atual cenário dos estados internacionais que novamente voltam a registrar casos virais de aftosa. De acordo com o Departamento de Agricultura do governo da Austrália, foram encontrados produtos contaminados com a doença Peste Suína Africana e Febre Aftosa a 100km do país.
As carnes que foram embarcadas da Indonésia também apresentam sinais da doença, o que deixa os australianos em alerta.

O analista da Safras e Mercados, Fernando Henrique Iglesias ressalta que o surto da doença que está bem agressivo na Europa e que se espalha pelos Estados Unidos, Ásia e pela região da Austrália faz com que o Brasil de destaque como melhor alternativa de compra da proteína.

O Brasil é o principal concorrente da Austrália em exportações de carne e diante desses registros os embarques brasileiros podem ocupar a liderança.

No primeiro semestre de 2022 o volume de carnes exportadas totalizou 175,11 mil toneladas, um aumento de 5,7% comparado com o mesmo período do ano passado.

Analistas afirmam que os principais compradores como China e os norte-americanos, concentraria as compras no Brasil em caso de ausência do país australiano nas exportações globais de carnes se houver contaminação dos rebanhos.

Demanda interna

Iglesias, afirma que apesar do fraco consumo que percorre durante a semana no mercado interno, o mês de agosto será mais aquecido levando em consideração o dia dos pais. E no decorrer do ano tem a copa do mundo e as eleições, que são motivos para os brasileiros consumirem mais aquecendo o mercado interno.