Colheita de milho safrinha pode chegar a 90 milhões de toneladas

por | jul 11, 2022

A colheita de milho safrinha a nível nacional já está com 50% de área colhida e pode atingir um recorde histórico em produção. Segundo o especialista de mercado, Vlamir Bradalizze, consultor de mercados e especialista em grãos, esse recorde pode atingir 90 milhões de toneladas. O estado mais adiantado é Matogrosso que registra cerca de 75% de área colhida.

Os problemas climáticos no mercado internacional continua sendo um dos principais fatores que favorecem as exportações brasileiras. “Há indicações que vai continuar faltando chuva nas áreas agrícolas que pega o plantio de milho.”

O especialista afirma que alguns produtores continuam colhendo. A maior parte não estão comercializando na espera do mercado avançar ainda mais. Com isso seguram as negociações, principalmente nos estados como Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais. No Matogrosso o milho comercializado já estão acima de 60%. Os produtores aproveitam as boas oportunidades de troca de insumos da nova safra.

As exportações também estão a favor do produtor brasileiro e ganham ritmo no mês de julho. A expectativa é que pode passar de 4 milhões de toneladas frente a 1,50 milhão toneladas exportadas em junho. Brandalizze ressalta que mesmo com os problemas de cigarrinha e seca em algumas áreas do país, o setor está com recorde histórico de área plantada e possibilidade de safra de 35 milhões de toneladas, favorecendo as exportações brasileiras.