Onu (FAO) aposta na agricultura familiar para alimentos saudáveis

por | jul 11, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária, Agropecuária Destaques | 0 Comentários

img 3182 scaled

A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) está focada em uma aliança com o Brasil para ampliar o plano de abastecimento e “mitigar” as mudanças climáticas por meio da agricultura familiar e  quer participar de projetos cada vez mais relacionados a essa frente. Chama-se atenção também para o valor específico do plano de cultivo, que deve ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Agropecuário e Agricultura Familiar (MDA).

A meta pode ser alcançada mais rapidamente aumentando as parcerias internacionais com programas como o Encontro Especial da Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf Mercosul), cuja seção nacional foi relançada.

Para a FAO-ONU, o incremento pode vir principalmente da produção da agricultura familiar, diminuindo o impacto das mudanças climáticas e ainda aumentando a oferta de alimentos no bloco do Mercosul. Essa aposta está alinhada com os esforços do atual governo para aumentar as condições de produção dos pequenos produtores, através do Plano Safra que prevê menor desigualdade entre o acesso ao crédito.
Dentro dessa linha está a recriação do programa “Mais Alimentos” lançado em 2008, para que o produtor tenha acesso a máquinas e implementos agrícolas.

Leia também